Post Icon

Desafio Literário Diminuindo a Pilha 2017




Olá Pessoal, tudo bem?

Desafios, desafios.. quem não ama?

Hoje vamos conversar sobre esse desafio que na verdade é o antigo Desafio do Skoob que mudou de nome e eu amei esse nome já que uma das coisas que mais quero é diminuir um pouco a minha pilha dos por ler. Para quem não conhece o desafio, mas gostaria de participar é muito simples, a ideia é lermos e resenharmos pelo menos 1 livro de cada tema determinado para aquele mês, toda a interação acontece por um grupo no facebook, e além das ótimas dicas e dá interação entre os participantes sempre rola sorteio e quem não gosta?

Como eu falei lá no meu post sobre metas eu quero continuar com esse Desafio, pois nos últimos 2 anos deu muito certo, geralmente meu critério para escolher os livros eram: se encaixar no tema e estar há muito tempo na minha estante, porém esse ano eu mudei um pouquinho, tempo na estante não foi mais critério determinante e sim, meu interesse pelo livro e seu tamanho, sim seu tamanho, apesar de ter alguns livros de tamanho razoável eu evitei livros de 700 páginas para não comprometer todo o meu mês de leitura como o livro do Desafio. Vamos lá aos desafios e os escolhidos:



JANEIRO: Encalhado na estante - O retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Eu tenho esse livro há um bom tempo, ele é o preferido do meu melhor amigo, já coloquei em TBR, metas literárias, desafio livrada e coitadinho continua aqui sem ser lido, mas agora vai.
Só para constar, eu tinha muitas opções na minha estante para esse desafio.



FEVEREIRO: Um Autor que você nunca leu - O passageiro Secreto - Joseph Conrad


Para essa categoria eu também tinha bastante opção, mas acabei selecionando esse livro que eu comprei recentemente em uma promoção da Cosac na Amazon por recomendação da Duda do Book Addict, eu não sei nada sobre a história, mas tenho muita curiosidade de conhecer o autor e essa edição é toda diferente e me deixou bem curiosa.



MARÇO: Livro de até 100 páginas - A vida privada das árvores - Alejandro Zambra


Esse também poderia estar na categoria anterior porque eu nunca li nada do autor, mas todo mundo fala tão bem dele que eu preciso conhecer e os livros são bem curtinhos, no caso desse, 96 páginas.



ABRIL: Clássico - Cândido ou O otimismo - Voltaire

Esse é um dos grandes clássicos da literatura mundial e eu tenho vontade de lê-lo a um bom tempo e na bienal do ano passado acabei comprando essa edição da Editora 34 e aproveitei para encaixa-lo nesse desafio.



MAIO: Um livro mencionado em outro livro - The catcher in the rye - J.D. Salinger


Esse livro é um clássico da literatura americana e portanto é mencionado em livros e filmes, que eu sei ele foi mencionado em: O lado bom da Vida - Matthew Quick (que eu adoro e foi a primeira resenha do blog), A culpa é das estrelas - John Green e As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky.

Eu tenho essa edição bem simples em inglês porque o livro em português é muito caro e deve ter alguma questão de direitos autorais muito complexas, pois não são publicadas outras edições desse livro.

Ele é meio que o primeiro YA e é meio ame ou odeie, vamos ver qual será meu time.




JUNHO: AutorA nacional - O sofredor do ver - Maura Lopes Cançado


Esse foi difícil, vergonhosamente eu tenho muito pouca coisa de autora nacional e menos ainda não lido, por isso, acabei selecionando esse livro de contos da Maura Lopes, em 2016 eu li o outro livro dela que é Hospício é Deus e foi uma experiência bastante interessante, espero gostar bastante dos contos também.



JULHO: Ganhador de Prêmio - Retalhos - Craig Thompson


Para esse desafio eu escolhi uma HQ que ganhou alguns dos principais prêmios da categoria 3 prêmios Harvey e 2 Eisner e o premio da Associação Francesa de Críticos e eu as escolhi porque ano passado eu coloquei uma HQ no desafio - Maus e foi incrível, e Retalhos tem resenhas excelentes e parece ser maravilhosa.



AGOSTO: Romance Histórico - O condenado - Bernard Cornwell

Escolhi um livro de um dos reis do romance histórico - Bernard Cornwell, apesar do autor ter muitas series esse é um livro único e tem alguma relação com a Batalhe de Waterloo.



SETEMBRO: Tem filme ou série - 2001 - Uma odisséia no espaço - Arthur C. Clarke


Um clássico da ficção cientifica que dispensa apresentações, tem um filme que também é um clássico da Sétima arte, os dois meio que nasceram juntos, primeiro foi feito o roteiro para o filme e romance nasceu na sequência, sendo os dois lançados mais ou menos no mesmo período.




OUTUBRO: Terror - A maldição do cigano - Stephen King


Eu não leio muito terror e quando aparece nos desafios acabo recorrendo ao King, não sei muito sobre esse livro em especifico, mas eu já o tinha em casa e o lerei nessa categoria.




NOVEMBRO: Distopia - O processo - Franz Kafka

Quando eu vi essa categoria imediatamente me remeteu as distopias juvenis ou a trindade da distopia clássica (1984, Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451) pesquisando um pouquinho descobri que esse livro que me espera na estante já a algum tempo é também uma distopia e fiquei muito feliz de coloca-lo nessa categoria, pois do Kafka só li Metamorfose, o qual achei profundamente perturbador, vamos ver o que nos espera aqui.





DEZEMBRO: Fantasia - O gigante enterrado - Kazuo Ishiguro

Essa também foi uma escolha menos óbvia para mim pelo menos, que logo pensei no Neil Gaiman ou alguma coisa de High Fantasy, mas achei a oportunidade perfeita de conhecer a escrita do Ishiguro e de ler esse livro lindo que esta aqui na minha estante.


Bom é isso,

E vocês definiram a TBR? Gostaram dos desafios? Vamos ler?

Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Lígia disse...

Boas escolhas! Retalhos é maravilhoso! O Gigante Enterrado parece ser interessante.

Unknown disse...

Olá Ligia,
Obrigada eu também acho O gigante enterrado interessante, mas espero não me decepcionar.

Postar um comentário