Post Icon

Sci-fi escrito por mulher: Bloodchild


Octavia E. Butler
 
 

Anos atrás, um grupo de terráqueos deixou a Terra em busca de uma vida livre de perseguição. Agora eles vivem ao lado do Tlic, uma raça alienígena que enfrenta a extinção; sua única chance de sobrevivência é plantar suas larvas dentro dos corpos dos humanos. Quando Gan, um jovem menino, é escolhido como transportador de ovos de Tlic, ele enfrenta um dilema impossível: ele pode realmente ajudar a espécie com a qual ele cresceu, mesmo que isso signifique sacrificar sua própria vida?

Olá Pessoal, tudo bem?
 
Não posso dizer que participo do movimento Leia Mulheres, mas comecei a me atentar mais as minhas leituras e mulheres ainda são minoria. Quando olhamos em alguns gêneros específicos as diferenças ficam ainda mais gritantes, na Ficção Cientifica, por exemplo, nunca havia lido nada escrito por mulheres, então comecei a resolver isso lendo esse conto premiado.
 
Octavia E. Butler foi uma escritora afro-americana que escreveu ficção cientifica feminista e ficou conhecida por inserir questões de racismo e preconceito em suas obras. Recentemente ela teve uma de suas obras publicadas no Brasil, o romance Kindred que vem dando o que falar no meio literário, então decidi conhecer a autora através desse conto, ganhador dos prêmios: Hugo, Nebula e Locus e que tem a versão em inglês disponível de graça na Amazon e foi primeiramente publicado na revista Isaac Asimov's Science Fiction Magazine em 1984.
 
No conto os terráqueos deixaram a Terra e vivem em um outro planeta ao lado de uma outra raça, chamada, Tlic, esses seres seriam bastante diferentes dos homens com tentáculos com ferrões, um corpo mole e para se reproduzir eles precisam dos homens para "incubar" as suas larvas. Terráqueos e Tlics vivem nessa espécie simbiose e servidão.

Algumas fan-arts representando os Tlics
Gan cresceu sabendo que um dia incubaria as larvas de T'Gatoi, uma politica importante no seu planeta, que sempre teve uma relação muito próxima com a família, mas quando o momento se aproxima ele começa a questionar esse destino, mas será que ele realmente tem uma escolha? Se há, quais seriam os motivos para escolhe-la?

O conto subverte muitos conceitos arraigados a sociedade: "é o garoto que engravida; na espécie Tlic são as mulheres que se envolvem em política. são os alienígenas com aparência animal que utilizam os humanos, por causa das suas funcionalidades, deslocando assim o foco do Homem (branco, heterossexual, ocidental etc.) e apostando na diferença, no encontro com o Outro como produtor de novas realidades, novas formas de estar no mundo" (Calent C, 2015 - Litcult).

O conto é muito mais do que uma história onde uma espécie explora a outra é uma história sobre relações, sentimentos e tudo que faz de nós humanos.

Para aqueles que leram eu recomendo um artigo da Revista Litcult que faz uma analise bastante interessante do conto.

Para aqueles que leem em inglês recomendo bastante a leitura!

Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes) e  Instagram (danimoraes02).

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário