Post Icon

Descobrindo o interior Paulista: Analândia



Olá Pessoal, tudo bem?

Depois do post que fiz sobre Piracicaba decidi fazer essa espécie de serie de: Descobrindo o interior paulista, mas claro que, vai depender um pouco das oportunidades que terei de conhecer as cidades por aí e dessa vez, pudemos conhecer um pouco mais sobre Analândia.

Analândia fica localizada a 230 km da capital, um pouco puxado para um bate volta, mas uma boa opção para o final de semana ou um feriadinho, como eu já vivo no interior para mim foi um pouco mais fácil e passamos um domingo na cidade. A cidade é de fácil acesso, para quem segue de São Paulo, pode-se pegar a Rod. dos Bandeirantes, depois a Rod. Washington Luiz e passando por Rio Claro pega-se a saída 206 A para acesso a cidade.

A cidade tem o título de Estância Climática que "é um título concedido pelo governo do estado de São Paulo a municípios que apresentem características turísticas e determinados requisitos como: condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos. Devem dispor de infra-estrutura e serviços dimensionados à atividade turística. Os municípios com este status podem receber aportes financeiros específicos para incentivo ao turismo."(Fonte: Wikipédia). O nome da cidade é uma homenagem a sua padroeira Sant'Anna e a principio a cidade chamava-se Anápolis e teve seu nome trocado nos anos 40.



A grande atração da cidade fica por conta de suas cachoeiras, sendo as principais: Cachoeira do Salto Major Levy, Cachoeira do Escorrega, Cachoeira da Ponte Amarela (não cheguei a conhecer), Cachoeira da Bocaina e claro, o encantador Morro do Cuscuzeiro (que deu nome a primeira vila fundada na localidade).

Cachoeira do Salto Major Levy



Localizada bem na entrada da cidade com ótimo acesso, tem um estacionamento para deixar o carro e o acesso a cachoeira é realizado através de uma escada. A queda tem 25m e o poço é raso e sem muitas pedras no fundo, muito bom para ficar mais tranquilo e também interessante para quem esta com crianças, por ser relativamente mais segura.

Entrada: Gratuita.


Cachoeira do Escorrega



É formada por uma serie de pequenas quedas consecutivos, então um dos atrativos da região é alugar uma boia para escorregar por essas quedas. Na prática, o que é o pessoal faz é levar a churrasqueira e o cooler (para a entrada de cada um desses itens há o pagamento de uma taxa) e cada grupo acaba ficando em uma faixa das quedas e fazendo sua própria festar por assim dizer.

Na localidade também tem um restaurante que foi ondo almoçamos, a comida em si é simples, porém gostosa.

Entrada: R$ 10,00 por pessoa.

Cachoeira da Bocaina



Essa é a maior queda (50 metros) e também a que é um pouco mais desafiadora em termos de acesso, um pouco mais afastada da cidade, incrustada na serra, mas acho que vale o seu esforço.

Há duas trilhas, um delas (bem tranquila e rápida) dá acesso ao topo da cachoeira de onde é possível ter uma vista da região e é possível observar as formações rochosas de arenito Botucatu de coloração Marrom-Avermelhada.



A outra é uma trilha de mais ou menos uns 15 minutos de descida para alcançar a queda propriamente dita, tem algumas partes mais escorregadias, portanto, um tênis seria mais apropriado (mas eu estava de chinelo e deu tranquilo), no entanto, não é nada demais e recomendo, tinha uma quantidade de água razoável, porém no estilo chuveirinho, mas pelas características imagino que em épocas mais secas deva ter apenas um filetinho.

A cachoeira esta em propriedade privada, tem estacionamento e um barzinho bem estilo buteco.

Entrada: R$ 6,00 por pessoa.

Morro do Cuscuzeiro



Essa formação rochosa com certeza irá chamar a sua atenção desde a estrada, formado também por arenito Botucatu com 900 metros de altura é considerado um dos principais pontos de escalada do interior paulista, além de ter uma forma característica que chama a atenção para o mesmo.

Há trilhas que dão acesso ao mesmo e na mesma região de acesso ao morro são oferecidas outras atividades como Arvorismo e tirolesa.

A cidade mesmo não chegamos a conhecer, mas gostei bastante e acho que valeu a pena e espero ter despertado o seu interesse em conhecer essa cidade.

Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes) e  Instagram (danimoraes02).

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário