Post Icon

O Livro do Cemitério

Neil Gaiman
 
"... É como as pessoas que acreditam que serão mais felizes se elas se mudarem para outro lugar, mas que logo percebem que não é assim que funciona. Para onde quer que você vá, leva a si mesmo."

 
 
 
Enquanto seus pais e irmã são impiedosamente assassinados por um misterioso homem chamado Jack, um bebê consegue escapar de seu berço e se aventurar pelo mundo. Uma série de coincidências, aliada a uma grande dose de sorte, salva o pequeno de ter um destino tão trágico quanto o de sua família. A história do bebê sortudo e fujão começa quando ele chega à rua e sobe a colina em direção ao velho cemitério. Ele é perseguido pelo assassino de seus familiares,. Já dentro do cemitério o neném conhece os habitantes do local. Fantasmas de outras épocas que vivem em suas covas e mausoléus e que por circunstâncias do destino são forçados a adotar e batizar o bebê, agora chamado de Ninguém Owens, o Nin, para salvá-lo do seu perseguidor.
 
Olá Pessoal, tudo bem?
 
E hoje é dia de  Neil Gaiman aqui no blog e dessa vez, um dos livros do autor que tinha mais curiosidade porque essa premissa é sensacional, um bebe que cresce em um cemitério sendo criado por fantasmas não é o que seja de clichê na literatura e esse é um livro que pode se encaixar nos dois temas do mês de outubro: Mês das Crianças, trata-se de um livro infanto-juvenil e Halloween, com toda essa história de cemitério, nem precisa explicar, certo? Era para esse post ter saído ainda em outubro, mas ainda é comecinho de novembro, então esta valendo.
 
Em uma noite toda uma família é assassinada, exceto pelo bebe, que vendo uma porta aberta acha a oportunidade perfeita para explorar o mundo e nesse caminho ele acaba chegando a um cemitério, onde o mesmo é adotado e protegido pelos fantasmas do lugar e por seu protetor Silas, aquele que, não esta em vivo e nem morto, mas ao qual foi dado o direito de viver no cemitério. Adotado pelos Owens ele recebe o nome de Ninguém Owens e passa a viver no meio dos mortos como se fizesse parte daquele universo.
 
O cemitério em que ele foi parar é antigo, remonta os tempos em que os primeiros romanos chegaram a Inglaterra e já se encontra fechado e tornou-se uma espécie de reserva natural a muito tempo, seus moradores mais recentes datam do século XIX. Há uma regra que, as almas devem permanecer onde as mesmas foram enterradas, por isso, o garoto não convive ou conhece a sua família de sangue.
 
Crescendo no cemitério Nin, abreviatura de Ninguém, tem experiências que não são muito típicas de garotos da sua idade, e recebe uma educação pouco convencional, aprendendo coisas como "sumiço", técnica de se tornar invisível aos olhos humanos, "passeio nos sonhos" quando uma alma pode visitar pessoas em sonhos, e outros um pouco mais tradicionais como alfabetização, incluindo latim, matemática e história (não que ele esteja muito a par da história contemporânea).
 
Mas o mundo ainda é perigoso para Nin, já que o homem que matou sua família, aquele chamado Jack, ainda se encontra a solta pelo mundo e a procura do garoto.
 
O livro começa de forma eletrizante e de certa forma assustadora com o bebe sendo perseguido por seu assassino, e depois ganha um tom aventuresco, uma vez que, a cada capitulo vamos acompanhando as aventuras de Nin pelo cemitério, sua curiosidade pelo mundo, suas aventuras e crescimento e como acompanhamos o crescimento de Nin,esse também pode ser entendido como um romance de formação.
 
No último terço do livro ele volta a ficar bem tenso com Nin buscando entender um pouco mais da própria história e precisando se defender dos perigos ao redor. E assim como, em Coraline, apesar de ser voltado para o público infanto-juvenil Gaiman não se faz de rogado e utiliza do suspense que nos faz prender a respiração.
 
Gostei muito do livro, a história é toda muito original e bem amarrada, ele utiliza diversas figuras folclóricas e míticas e cria situações completamente fora do senso comum e ao mesmo tempo totalmente criveis e essa é grande sacada do autor, nos fazer acreditar que realmente é possível que um bebe cresça em um cemitério, criado por fantasmas.

A formação e caracterização dos personagens também é excelente, além do próprio Nin, temos o Silas e uma moça que foi assassinada acusada de bruxaria que são personagens bastante complexos e interessantes.
 
O livro tem ilustrações do Dave MacKean.




 
Leitura altamente recomendada!
 
Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes) e  Instagram (danimoraes02).
 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário