Post Icon

Carta a D.

André Gorz
 
"Você está para fazer oitenta e dois anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que quarenta e cinco quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz cinquenta e oito aos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca. De novo, carrego no fundo do meu peito um vazio devorador que somente o calor do seu corpo contra o meu é capaz de preencher."
 
 
 
Olá pessoal, tudo bem?
 
Hoje nesse dia dos namorados eu resolvi trazer para vocês uma leitura muito linda e tocante que vai tratar de um amor real, um amor entre duas pessoas que compartilharam a vida e decidiram sair dela juntos.
 
André Gorz era um jornalista, pensador, filosofo austríaco de origem judia, que próximo a Segunda Guerra foi enviado pela mãe para Suiça porque ela tinha medo que ele fosse convocado para o exercito, depois ele se muda para França onde passa o resto de sua vida e também onde encontra sua companheira de toda a vida a britânica Dorine.
 
O livro como o próprio nome diz é uma carta escrita pelo autor a sua esposa, quando os dois já tem mais de 80 anos e ela sofre de uma doença degenerativa, por causa, de um erro médico e que foi gradualmente fazendo com que ela perdesse os movimentos e que agora a deixa a beira da morte.
 
Dada essa pequena introdução, você pode pensar que se trata de um relato piegas e cheio de sentimentalismo, mas não é assim que o texto foi concebido. Na verdade, o autor se arrepende profundamente da forma que ele descreveu a esposa no seu primeiro livro, na verdade, fica claro que ele tentou refletir na imagem da esposa as inseguranças que ele sentia. Sendo assim, ele tenta através desse relato sincero se redimir e mostrar toda a importância que a esposa teve para ele.
 
O pequeno relato vai passar por toda a vida do casal, mas não contando as coisas de forma especialmente episódica, mas de forma a nos dar um deslumbre de como era a dinâmica desse casal. André Gorz é considerado um grande pensador do marxismo-existencialista que é uma corrente filosófica que procura combinar os pensamentos de Marx e Sartre e valoriza a autonomia do indivíduo e se contrapõe as correntes teóricas que dão prioridade as instituições. E aqui, fica muito claro, a importância de Dorine na formação desse intelectual, e sua importância vem de formas muito diferentes, seja suportando-o e sempre acreditando e apoiando o seu trabalho, mesmo quando não havia nenhuma indicação de que o mesmo teria sucesso, seja trazendo o sustento nos momentos que ele se viu desempregado, ou efetivamente auxiliando no trabalho como muitas vezes é mencionado, criando arquivos, estruturando pesquisas e mesmo debatendo e discutindo pontos polêmicos do pensamento.
 
"Eu necessitava de teoria para estruturar meu pensamento, e argumentava com você que um pensamento não estruturado sempre ameaça naufragar no empirismo e na insignificância. Você respondia que a teoria sempre ameaça se tornar um constrangimento que nos impede de perceber a complexidade movediça da realidade."
 
O livro é todo muito reflexivo, além da história do amor dos dois ele também vai tanger algumas filosofias e pensamentos que fizeram parte da vida dos dois e até uma reflexão sobre a escrita. Tem um momento que ele reflete sobre o amor, e sobre na nossa talvez imaturidade achar que um amor simples, que deu certo é menos digno de nota do que um amor a lá grandes tragédias como Romeu e Julieta, na verdade não, o tipo de relacionamento que existia entre os dois é exatamente o tipo que a maioria de nós busca: companheirismo, cumplicidade e afinidade intelectual.
 
Esse é um livrinho pequeninho, mas que com certeza vale uma leitura mais lenta e atenta, aproveitem que ele ainda esta disponível na Amazon  e conheçam esse amor real, verdadeiro e por isso mesmo digno de nota.
 
Livro: Carta a D
Autor: André Gorz
Editora: Cosac Naify
59 páginas
 
E aí já leram esse livro? Gostam de histórias de amor? Me recomendem suas preferidas?
 

Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário