Post Icon

Golen e o Gênio

Helena Wecker
"Mas agora ele percebia que as verdades eram tão incontáveis quanto as falsidades - que, com relação ao caos absoluto, o mundo dos homens só poderia se equiparar ao mundo divino."


Olá Pessoal, tudo bem?

Vamos conversar sobre esse livro incrível? Faz bastante tempo que eu tinha vontade de ler esse livro e meu Deus por que eu demorei tanto?

A Nova Iorque na virada do século XX fervilhava com a chegada de diversos imigrantes e esses imigrantes se juntavam formando verdadeiros redutos tanto para apoio mútuo entre os conterrâneos como para a preservação da cultura, o livro em questão foca-se em duas comunidades de imigrantes: judeus, que vivem no Low east side e os sírios que vivem na Pequena Síria. Logo no inicio acompanhamos Otto Rotfeld, um judeu alemão, que decide imigrar para os EUA, mas antes de partir ele parte em busca de uma esposa, no caso, ele paga para que um mago crie um Golem, uma criatura criada a partir do barro que é utilizada basicamente para satisfazer os desejos e proteger o amo.
"É uma besta de carga. Um escravo corpulento e irracional. Golens são feitos para proteção e força bruta, não para os prazeres da cama."

Mas por um bom dinheiro o mago cria a Golem, que atravessa o oceano junto com o seu mestre, porém, ela acaba chegando a Nova Iorque sozinha e assustada, sem seu mestre ela passa a ouvir o desejo de todas as pessoas e tenta satisfazer a todos. Na rua ela é reconhecida por um rabi que passa a auxilia-la.

Um latoeiro, enquanto concerta uma velha garrafa acaba por libertar um gênio ou Djin que já se encontrava preso na mesma por muitos anos. Gênios são seres que fazer parte do folclore árabe formado de fogo são basicamente espíritos livres que presam muito a liberdade, mas o Djin não pode assumir sua forma original, pois esta preso por um bracelete de ferro. Ele também não se lembra de como ele foi parar ali naquela garrafa, então o latoeiro decide ajuda-lo, abrigando-o e oferecendo um lugar na sua oficina.

A história vai sendo construída intercalando capítulos focados nos dois personagens e além desses, nos capítulos muitas vezes são mostrando outros personagens secundários, mas no final tudo esta relacionado contribuindo para essa construção complexa de mundo. E os personagens são escritos de uma forma tão envolvente que realmente nos leva a questionar se esses seres realmente não existem por aí.  Mas além, dos personagens principais muitos outros são escritos e descritos de forma primorosa.

Vi algumas pessoas dizendo que esse seria um livro mais lento, realmente a escrita dele não é tão rápida, no entanto, tudo isso é importante tanto para a construção do mundo, sim, apesar dele se passar no nosso mundo, a mitologia árabe e judaica estava tão intrínseca a leitura que considero  quase como um novo mundo. Além disso, esse  é um livro de muita imersão e depois que você entra na história é difícil de largar e os capítulos iniciais são essenciais para entendermos a personalidade das duas criaturas e forma como a vida e o dia-a-dia dos personagens são apresentados influencia diretamente na forma que entendemos os mesmos.

Os dois seres são praticamente opostos, a Golem é muito seria, responsável, recatada e curiosa, enquanto, o Gênio é um espirito livre, um tanto inconsequente e questionador, apesar da grande diferença entre eles, os mesmos são capazes de se entender e se afetar mutuamente. Os dois representam duas culturas e dois povos, diferentes, mas ao mesmo tempo tão parecidos.

O livro traz uma carga de pesquisa histórica incrível, esta cheio de notas da tradutora que auxiliam e muito na compreensão dos mais diversos aspectos culturais desses dois povos. As discussões sobre religião são incríveis, pois são suscitadas por seres que estão muito fora disso tudo e conseguem ter um distanciamento nessas questões que muitas vezes é difícil para quem cresce dentro de uma sociedade com questões religiosas estabelecidas. Mas toda essa discussão ocorre de uma forma tão respeitosa que em nenhum momento nos parece que a autora quis recriminar essa ou aquela religião.

Um momento para falar dessa edição: capa lindíssima essa chama na capa e na lombada brilha na estante e os arabescos ornamentando o símbolo da editora, a diagramação esta excelente e ele traz algumas fotos no começo e no final do livro que auxilia na ambientação. E além disso, as notas da tradutora são muito pertinentes e que auxilia muito, principalmente, na parte cultural.

Esse livro é incrível, o trabalho de pesquisa da autora foi primoroso e ele não é nada parecido com o que eu já tenha lido e através dele podemos aprender muita coisa. E vou ir parando de falar por aqui senão esse post vai ficar enorme. E você já leu esse livro incrível?

Título: Golen e o Gênio
Autor: Helene Wecker
Editora: Darkside
514 páginas

Por hoje é isso,

Até a próxima,

Dani Moraes


Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário