Post Icon

Papel de Parede Amarelo

Charlotte Perkins Gilman
 
"A cor é horrível o suficiente, imprevisível o suficiente e desesperadora o suficiente, mas a estampa é torturante."
 

Ólá Pessoal, tudo bem?

Ainda estamos no mês de março, mesmo que no finalzinho e esse é o mês da mulher e nada melhor que conversarmos sobre um conto que é considerado como feminista.

Charlotte Perkins Gilman (1860 - 1935) foi uma romancista e feminista norte-americana, ela pertencia a família que também gerou a sufragista Isabella Beecher Hooker e a abolicionista Harriet Beecher Stowe, autora de A cabana do pai Thomás, que conta a história de um escravo negro e a situação da escravidão. Esse contexto familiar pode ter influenciado a autora em suas lutas sociais.

O pai abandonou a família fazendo com que a mãe de Charlotte tivesse que trabalhar para sustentar os filhos. Charlotte se casou se teve uma filha, no entanto, não era muito ligada as tarefas domesticas e forçada a assumir o papel de esposa e mãe acabou caindo em uma depressão. Quando procurou ajuda médica foi-lhe recomendado repouso absoluto, principalmente, de atividades intelectuais ficando restrita as atividades manuais "femininas". Portanto, o conto O papel de parede amarelo tem uma boa dose de auto-biografia.

A personagem do conto é diagnosticada com histeria,
doença nervosa que, supostamente, se originava no útero, caracterizada por convulsões e que portanto, só acarretava mulheres, hoje podemos imaginar que a personagem tinha uma depressão, muito provavelmente pós-parto. Diagnosticada pelo marido e irmão médicos ela passa pelo tratamento comum aquela época, mudança de ares e muito descanso, inclusive, seu marido não gostava que ela escrevesse para não haver desgaste intelectual.

 

Dessa forma, eles vão para uma casa no campo onde a personagem é instalada em um quarto, que muito provavelmente foi um quarto de crianças, onde tem um papel de parede amarelo, que passa a ocupar a mente da personagem e aterroriza-la.

 

A história vai sendo construída de uma tal forma que vamos entrando na paranoia da personagem e sentido a tensão aumentar, muitos consideram esse conto como terror psicológico, para mim, no entanto, o cunho social e de denuncia a forma que a mulher é tratada em sociedade é muito mais importante.

 

"Mas John diz que se me sinto assim e por problema de autocontrole, então, tomo cuidado para me controlar - ao menos na frente dele - ...."


 

No papel de parede há uma estampa onde pode se ver mulheres presas, presas no papel de parede, presas no papel que a sociedade impunha, a pressão nas mulheres para entender e aceitar a sua inferioridade era tão grandes que no conto vemos o quanto a personagem valoriza o cuidado do marido para com ela e se acha péssima por não poder agradecer realmente melhorando de sua condição.

 

"Cada hora do meu dia é planejada; ele toma conta de tudo ao meu respeito, e por não dar mas valor a isso me sinto muito ingrata."

 

Esse é um conto muito interessante, porque discute a condição da mulher na sociedade daquela época com o olhar de uma mulher que realmente viveu naquela situação. Altamente recomendado para mulheres e homens.

 

Livro: O papel de parede amarelo

Autor: Charlotte Perkins Gilman

Editora: Balão Editorial

40 páginas

 

Por hoje é isso,

 

Já conhece esse conto? Me recomenda outros textos de cunho feminista?

 

Até a próxima,

 


Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).


 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário