Post Icon

A vida privada das árvores

Alejandro Zambra
 
 
"Deixara de amá-la um segundo antes de começar a amá-la. Soa estranho, mas é assim que ele se sente: em vez de amar Karla, ele amara a possibilidade do amor, e depois a iminência do amor. Amara a ideia de um vulto se movendo entre lençóis brancos e sujos."
 


Olá pessoal, tudo bem?

Hoje gostaria de conversar sobre o livro do Desafio Diminuindo a Pilha desse mês - Livro com menos de 100 páginas e nesse caso, o livro tem 93 páginas e foi a minha primeira experiência com o Alejandro Zambra. Os livros do Zambra ficaram bastante conhecidos aqui no Brasil e infelizmente o primeiro livro Bonsai já esta esgotado e muito difícil de encontrar.

E como o livro é pequeno eu não posso falar tanta coisa assim para não revelar demais da leitura, o livro se passa em uma só noite onde Julián esta esperando a chegada da esposa Verónica que esta atrasada para voltar do curso de desenho e ele precisa colocar a enteada Daniela na cama, entanto faz a garota dormir ele conta para ela uma história: A vida privada das árvores.

"Antes do previsto, porém, Verónica deu com o ressentimento que andava procurando: aquele não era um mundo do qual quisesse fazer parte - não era, nem de longe, um mundo do qual quisesse fazer parte - não era, nem de longe, um mundo do qual ela pudesse fazer parte."

Enquanto ele aguarda a esposa passa a recordar a história dos dois, como se conheceram e como foi o relacionamento dos dois. E é uma história bastante normal, incluindo, decepções e alegrias como normalmente a vida é.

"No passado de Julián não havia nada do que fugir, mas era disso, justamente, que fugia: da mediania, das inumeráveis horas perdidas na companhia de ninguém."

Em um dado momento da história ele começa a pensar no futuro e especular como o mesmo será, se Verónica não voltar e então, já não mais sabemos se é especulação ou se aquilo é realmente o futuro se concretizou.

É um livro mais introspectivo, não acontece muita coisa, não tem grandes conflitos nada de extraordinário acontece, é um livro sobre pessoas comuns vivendo suas vidas comuns. Na verdade, o livro não me tocou tão profundamente, mas gostei da escrita do Zambra e tenho Formas de voltar para casa aqui e tenho a impressão que vou gostar mais.

Livro: A vida privada das árvores
Autor: Alejandro Zambra
Editora: Cosac Naify
93 páginas

Por hoje é isso,

Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).



 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário