Post Icon

Tolkien em Dose Dupla


Olá Pessoal, tudo bem?

Hoje eu quero conversar um pouco sobre dois livros do Tolkien: As aventuras de Tom Bombadil e A última canção de Bilbo. Resolvi junta-los em um único post porque ambos foram para mim uma volta a Terra-Média, de maneira leve e gostosa, que só me deu mais vontade de fazer um projeto para ler os outros livros da Terra-Média que eu tenho em casa (Silmarillium, Os filhos de Húren e Contos inacabados), mais para o futuro conversaremos melhor sobre esse projeto.
As aventuras de Tom Bombadil - J.R.R. Tolkien
Esse é um livro de poemas, as chamadas canções que vemos tanto em Hobbit como em O senhor dos Anéis, aliás essas, canções foram retiradas do livro vermelho, sendo que muitas delas tem autoria, de já nossos conhecidos amigos, como Frodo, Bilbo e Sam.
O livro inicia com um prefácio do organizador do livro que vai explicando onde os poemas foram encontrados e quem são seus autores, os dois primeiros e mais longos poemas são os que dão nome ao livro: As aventuras de Tom Bombadil e Tom Bombadil passeia de barco, para quem não se lembra, Tom é aquele personagem misterioso e bastante místico que surge em A sociedade do anel e ainda com leitura desses dois poemas não fica bem claro quem seria Tom na organização da Terra-Média.
E na sequência temos uma serie de poemas que tratarão dos mais diversos assuntos, trazendo como personagens O homem da lua, que também aparece em Roverandom (2 poemas), um Troll, duas pequenas princesas, um gato gordo, um carocol de praia e muitos outros, totalizando 16 poemas. E alguns como os dois primeiros, O tesouro dos Elfos e O último barco nos transporta novamente para a Terra-Média.
A edição da Martins Fontes traz duas traduções diferentes e o original. A tradução do William Lagos, "foi feita em versos brancos (são versos que possuem métrica, mas não utilizam rimas), mas mantendo a métrica irregular do poema original" e para mim, ficou mais como uma tradução ao pé da letra quando comparado ao original. A tradução de Ronald kyrmse, "um dos maiores especialistas da obra de Tolkien, reflete uma tradução mais técnica usando ao máximo o conhecimento profundo do mundo e dos personagens do autor, obrigando toda a tradução aos preceitos poéticos de Tolkien em relação à rima e à métrica" para mim, ficou uma tradução mais musical, eu podia imaginar o Bilbo cantando esses poemas. Particularmente, eu achei a escolha da editora interessante e inteligente até na ordem das traduções, a tradução do William era de compreensão mais simples e aparecia primeiro, na sequencia a tradução um pouco mais complexa do Ronald e por ultimo o original. Eu particularmente fui lendo poema a poema nas três versões e confesso que não teria aproveitado tanto a leitura e teria bastante dificuldade se fosse ler apenas no original.
Título: As aventuras de Tom Bombadil
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
189 páginas
É um livro para quem já ama Tolkien e conhece a Terra-Média, não é um livro introdutório.
A última canção de Bilbo - J.R.R. Tolkien
Esse é um livro lindíssimo, ricamente ilustrado por Pauline Baynes, a ilustradora preferida do Tolkien, e que tem como texto base, a última canção de Bilbo que é citada em O senhor dos Anéis.
No livro temos duas histórias sendo contadas, na parte de cima, ilustrando o próprio texto o preparo para grande travessia, última viagem de Bilbo Bolseiro para o Oeste. Enquanto isso, ele vai se lembrando das aventuras vividas em O Hobbit, ilustrada na parte de baixo do livro.
No final do livro tem notas sobre as imagens que é bem interessante ler para entender melhor toda a mensagem. Eu particularmente li toda a canção uma vez, depois voltei me atentando aos desenhos principais, depois aos desenhos da parte inferior e depois fui relendo a canção, observando as ilustrações e lendo as notas ao mesmo tempo, no final do livro, também tem a canção no original em inglês.
Mais uma vez é um livro para fã do universo da Terra-Média e não vai fazer sentido nenhum para o leitor de primeira viagem.
Título: A última canção de Bilbo
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
31 páginas

Por hoje é isso,
E vocês gostam de Tolkien? Conhecem esses dois livros?
Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Blog Livro Plantado disse...

Acredita que nunca que li nada do Tolkien? Não sei o porquê, sempre tive vontade. Acho que tá passando da hora hahahah

Unknown disse...

Blog Livro Plantado conheça Tolkien pois vai valer a pena, mas se posso te dar um concelho comece por O Hobbit.
Abraços,

Dani Moraes

Postar um comentário