Post Icon

Chapada Diamantina



Olá Pessoal, tudo bem ?

Hoje eu gostaria de conversar um pouco sobre minha viagem a Chapada Diamantina, onde tive a oportunidade de passar 3 dias, que é pouco pelas belezas da região, no entanto, já foi o suficiente para ver o quanto a região tem a oferecer.

A Chapada Diamantina esta localizada no estado da Bahia e é formada por 24 municípios, sendo que nem todos tem uma forte exploração turística. Nos ficamos na cidade de Lençóis, que é considerada o principal ponto de turismo da Chapada.  Lençóis é uma cidade muito simpática, histórica, surgida em função dos garimpos de diamantes, suas ruas do centro estão cheias de lojas e pequenos restaurantes o que torna a cidade muito agradável também a noite.

Nos fomos com uma amiga baiana que já conhecia a região, além disso, ela estava de carro o que facilita bastante na hora de chegar até os lugares das trilhas.



1 Dia: Ribeirão do Meio

Nos saímos pela manhã de Salvador de carro e são mais de 400 km até Lençóis, portanto, chegamos a tarde em Lençóis e por isso, fomos até um passeio mais próximo - Ribeirão do Meio, onde tem o famoso Tobogã Natural.


O acesso ao Ribeirão do Meio é fácil, pode se chegar até a entrada da trilha de carro e a trilha pode ser considerada uma estrada reta e fácil, só bem próximo é que o caminho fica um pouco mais confuso, mas ainda sim, nada que se corra o risco de se perder.

É um lugar bem gostoso, com opção para todos tantos os que não sabem nadar quanto para os que nadam e os que querem um pouco mais de emoção no Tobogã.

2 Dia: Cachoeira do Mosquito/Serrano

No segundo dia contratamos um guia e fomos conhecer a Cachoeira do Mosquito que fica a 40 km de Lençóis, sendo parte em asfalto e parte em estrada de terra. A cachoeira fica dentro de uma propriedade, portanto é preciso pagar a entrada. Antes da chegada a trilha propriamente dita tem um mirante que dá uma boa vista da cachoeira.

A trilha é tranquila e caminhadinha vale a pena porque a cachoeira é bonita e dá para tomar banho nela e tem um poço que quando esta mais cheio deve dar para nadar.


Voltamos para a cidade para almoçar e seguimos para uma região que é conhecida como região do Serrano.


Serrano é o rio onde até hoje as lavadeiras vão lavar suas roupas e estender seus lençóis e o ponto de partida da trilha, na sequencia passamos por uma região conhecida como Piscina de areias coloridas que tem algumas formações e cores diferentes.


Seguimos e a próxima parada foi o Poço Harley:


E então enfrentamos uma bela de uma subida para chegar a Cachoeira Primavera:


Enfrentamos a parte mais difícil do percurso para chegar ao Mirante:


E na volta uma parada na Cachoeirinha (estava com pouca água):


3 Dia: Mucugezinho/Pratinha

No terceiro dia seguimos viagem, mas antes passamos em dois lugares Mucugezinho, que fica bem na beira da estrada e tem estacionamento, o acesso é bem facilitado. Nessa parte tem duas quedas da água, uma que você não precisa caminhar quase nada e outra que é preciso caminhar bem mais, no caso como estávamos muito cansadas só paramos na queda mais próxima mesmo.


Depois fomos para um lugar lindíssimo chamado Pratinha, que é uma lagoa que tem uma cor lindíssima azul prateada. Para entrar na fazenda é necessário pagar uma taxa e lá tem uma estrutura com restaurante e oferecem outras atividades extras, as quais, são necessárias pagar extra, como mergulho na gruta e tirolesa.


O lugar é muito bonito e vale muito a pena conhecer.

Olha a cor dessa água


Resumindo essa foi uma viagem muito incrível e recomendo muito que vocês conheçam esse lugar lindo, ainda quero voltar para conhecer melhor essa região.

Por hoje é isso,

Até a próxima,

Dani Moraes


Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário