Post Icon

Batman - A piada mortal (Quadrinho e Animação)

Alan Moore & Brian Bolland


Olá Pessoal, tudo bem?

Hoje é Batman's day dia em que se comemora o dia desse super-herói amado por todos e aproveitando resolvi falar sobre esse clássico do Batman que já faz tempo que estou querendo comentar aqui no blog e resolvi relê-la recentemente, pois eu queria estar com a história fresca na memoria antes de assistir a animação que saiu esse ano.



Esse é um dos grandes clássicos do Batman, escrito por nada menos que Alan Moore e desenhada por Brian Bolland. Nessa edição que esta nas bancas temos a versão revisada com as cores do Bolland, quando a HQ foi originalmente lançada em 1988,  Bolland atrasou muitos os desenhos e os editores optaram por usar as cores de John Higgins, mas as cores eram muito diferentes das originalmente pensadas pelo artista eram muito coloridas e até psicodélicas, nessa reedição Boland coloriu tudo novamente utilizando cores sóbreas e um tanto mais sombrias para combinar com a história, porém ele optou por manter algumas coisas que já haviam se tornado clássicas como a blusa amarela da Barbara.


Nessa história Curinga tenta provar uma teoria de que qualquer um pode enlouquecer desde que tenha um dia ruim. E ele escolhe o comissário Gordon para isso, já que ele considera Batman tão louco quanto ele mesmo. E para provocar o desespero no Gordon ele faz coisas que mostra o nível de loucura do Curinga, agredindo a Barbara e o próprio Gordon de uma maneira forte e brutal que não vou comentar mais para não ser spoiler.


Aqui tem também uma das possíveis origens do Curinga e por que possível? O próprio Curinga diz que, às vezes, se lembra dessa forma e em outras de outra forma.


Esse quadrinho é emblemático justamente por demonstrar talvez pela primeira vez um Curinga tão psicótico, além de que, um dos acontecimentos aqui mudaram completamente o destino de uma das personagens. Aqui também fica muito clara essa relação ambígua, esquisita e paranoica existente entre o Curinga e o Batman.


Com relação a parte gráfica eu gosto muito do traço e eu não conheço as outras cores, mas essas combinaram muito com a história.

A história e si é bem curta, então essa edição traz uma outra história desenhada e roteirizada pelo Boland que acaba por mostrar todos os principais inimigos do Batman e também a primeira aparição do Curinga publicada em 1940.


História extra roteirizada e desenhada pelo Bolland



Recentemente foi lançada a animação desse clássico roteirizada pelo Scott Snyder e os primeiros 30 minutos do filme vai trazer uma introdução para história a Barbara Gordon ainda é Batgirl e um dos bandidos acaba se tornando obsessivo em relação a ela e eles estabelecem uma relação meio doentia  o que faz com que ela e o Batman entrem em conflito e no final ela acaba por abandonar o manto de Batgirl. Essa história é bem interessante, mas eu não sei se ela é baseada no Batgirl special que é quando ela deixa o manto, tentei encontrar essa HQ online, mas não achei.

Depois ela entra propriamente dito na história da piada mortal e é fidelíssima, inclusive, os diálogos são muito similares.

Não acho que seja uma animação necessária ou que acrescente algo a história, se você leu a HQ acredito que já esta ok.

Acho que é isso.

E vocês conhecem essa história?

Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário