Post Icon

O perfume - A história de um assassino

 
Patrick Süskind 
 
Olá Pessoal, tudo bem?
 
Hoje vamos conversar um pouco sobre O perfume do Patrick Süskind e esse livro foi lido para o Desafio do Skoob - Livro com serial killers.
 
Esse livro se passa na França do século XVIII e conta a história de um Grenouille e desde o início o narrador já deixa claro que ele não é uma pessoa exatamente boa, o livro conta desde o seu nascimento, que aliás é uma das cenas mais nojentas e desesperançosas do livro passando por toda a sua vida.
 
Grenouille nasceu um tanto quanto peculiar, em meio a uma Paris do século XVIII um tanto suja e mal cheirosa ele tinha uma espécie de nariz absoluto, capaz de sentir as nuances dos cheiros, porém ele próprio não possui cheiro algum e por esse motivo, desde a tenra infância ele desperta a desconfiança, chegou a ser devolvido por uma das amas de leite, justamente por ela não conseguir confiar em uma criança sem cheiro.
 
Não podemos dizer que Grenouille teve uma infância exatamente feliz e tranquila, ele nunca foi amado ou mesmo teve alguma pessoa que se importasse com ele, no entanto, ele também não ajudava muito, uma vez que, ele odiava as pessoas e fazia questão de manter a distancia.
 
Um dia esse homem descobre um cheiro que acredita ser o melhor cheiro existente, esse cheiro pertence a uma jovem ruiva e ele se torna obcecado por criar o perfume perfeito. Esse perfume consistiria da essência de jovens que possui características especificas de beleza e juventude.
 
Ao longo do livro acompanhamos os caminhos que ele faz para adquirir a técnica que pode leva-lo a esse objetivo, além de, acompanhar a formação de assassino, psicopata que tem uma grande resiliência, capaz de resistir a grandes adversidades apenas para atingir o seu objetivo final que na verdade é bastante frívolo.
 
A escrita é bastante fluida e a leitura é rápida, apesar do tema pesado do livro, além dos assassinatos e da formação do psicopata em si, outros temas permeiam o livro como a critica social, que fica bastante evidente tanto no inicio do livro com a situação dos órfãos, passando por uma critica as teorias cientificas Marquês de la Taillade-Espinasse e claro tem a parte final do livro a forma como a cidade de Graisse reage aos assassinatos.
 
O livro causa asco e incomodo em muitas partes, mas é um livro muito bom ao qual eu recomendo a leitura.
 
Também assisti ao filme de 2006 e achei uma boa adaptação, bastante fiel ao original, se eu tivesse que fazer alguma observação seria com relação ao personagem principal que é descrito de forma a causar mais asco nas pessoas, além disso, no filme não fica tão claro que o fascínio de Grenouille pelas mulheres é com relação ao olfato e não tem nenhuma relação com a parte visual.
 
 
Livro: O perfume - A história de um assassino
Autor: Patrick Süskind
Editora: Record
255 páginas
 
Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário