Post Icon

Not a fairy tale

Shaida Kazie Ali




Olá Pessoal, tudo bem ?

Hoje gostaria de conversar sobre o livro: Not a fairy tale que foi o livro lido para o Desafio do Skoob do mês da Maio - Livros escritos por autores africanos e também para o meu projeto Lendo o Mundo. No caso, eu comprei esse livro em 2013 quando eu viajei para Africa do Sul e ainda não havia lido, a autora é sul-africana de Cape Town de origem indiana e esse é seu livro de estreia.O livro ainda não tem tradução para o português e para quem se interessar eu encontrei o e-book disponível na Amazon.com.

O livro é dividido em duas partes: Zuhra's tale e Salena's tale, e cada uma das partes é narrada sob a visão de uma das irmãs. A história se passa na Cidade do Cabo durante o apartheid, onde vamos acompanhar essa família de origem indiana e islâmica, que eram chamados "colored",  ou seja, eles não eram negros, mas também não eram brancos e por isso também sofreram sobre as regras segregativas, logo no inicio do livro acompanhamos a família precisando deixar Woodstock, pois o bairro foi declarado como "White only".

A família é constituída por pai, mãe e três filhos, sendo duas mulheres e um homem e logo de cara já entendemos que nessa sociedade patriarcal o filho é considerado o único que realmente tem importância na estrutura familiar e o que sobra para as garotas é tentar se encaixar no papel que é esperado delas.

Apesar do contexto politico interessante em que o livro esta inserido esse não é o enfoque da narrativa, o foco esta no contexto familiar e social em que as irmãs estão inseridas. Salena é a filha mais velha, aquela que já nasceu desagradando por ser do sexo errado, porém ela é tem a pele clara e pode ser confundida com um branco, o que para o momento histórico é uma grande vantagem, além disso, ela sempre foi a filha obediente e cumpridora das regras. Zuhra é a casula, bem mais nova do que os seus irmãos, escura e sempre pronta a desafiar as regras e o status quo da sociedade.

Intercalando a história principal são introduzidos re-contos dos mais famosos contos de fadas como: A bela e a fera, Chapeuzinho Vermelho e Cinderela, porém, geralmente esses contos são mais obscuros, algumas vezes muito tristes ou só estranhos mesmos (João e Maria, por exemplo) e nem sempre é tão fácil perceber a conexão deles com a história principal. Então,  apesar de alguns contos serem bastante interessantes em alguns momentos a presença deles era um pouco entediante.

A escrita da autora é tranquila, e inclusive o inglês é relativamente fácil, apesar de utilizar alguns palavras que eu não conhecia, muito provavelmente por eu estar mais acostumada ao inglês americano.

É interessante notar como as duas irmãs acabam tendo caminhos de vida diferente, mas nenhuma se encaixa no esteriótipo do conto de fadas, porque afinal como o próprio nome diz Not a fairy tale e sim, vida real com todas as dificuldades a ela associadas.

Para mim o mais interessante do livro é a contextualização dentro de um momento histórico mundial importante (apartheid), mas sem focar nos dois grupos protagonistas (negros e brancos) e ainda por cima nos expor uma cultura diferente (indianos, muçulmanos estrangeiros em outro país).

Livro: Not a fairy tale
Autor: Shaida Kazie Ali
Editora: Umuzi
170 páginas

Por hoje é isso,

Até a próxima,

Dani Moraes

Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Lígia disse...

Não conhecia esse livro, parece interessante! Acho que nunca li um livro que se passa durante o apartheid. Fiquei curiosa para ver as releituras dos contos de fada.

Unknown disse...

Ligia,
Acho que a autora poderia ter explorado um pouco mais a questão politica social em si, existem poucos momentos em que o tema é abordado.
Qto aos recontos alguns são interessantes, mas outros ficaram muito estranhos e até macabros, mas eu sempre gosto de ver essas recontagens tb.
Bjus,

Dani Moraes

Postar um comentário