Post Icon

E tem outra coisa...

Eoin Colfer

Olá Pessoal, tudo bem?
 
 
Esse post é especial para comemorarmos o Dia da Toalha (25/05), para quem não sabe esse dia é uma grande brincadeira em homenagem ao Douglas Adams, autor da serie o Guia do Mochileiro das Galáxias, se você quiser saber um pouquinho mais leia aqui, ano passado eu fiz um especial aqui no blog onde eu li todos os livros da serie escritos pelo Douglas Adams, mas ficou falando o sexto livro que foi escrito anos mais tarde por um outro autor.
 
 
A serie original teve o primeiro livro publicado em 1979 (O guia do mochileiro das galáxias) e o ultimo em 1992 (Praticamente inofensiva) e o Douglas Adams faleceu em 2001. Em 2009 foi lançado um novo livro escrito por Eoin Colfer, um escritor conhecido pela serie infanto-juvenil Artemis Fowl, esse foi então o primeiro livro para adultos escrito pelo autor.
 
 
Se você ainda não leu os outros livros da serie, fiquem tranquilos, pois não vou dar nenhum spoiler deles, uma vez que, os livros seguem uma sequencia cronológica, mas meio que fecham uma história em cada um deles.
 
 
Aqui voltamos a encontrar os nossos queridos amigos Ford, Arthur, Trilliam e Random na mesma situação que os deixamos no final de Praticamente Inofensiva e como todos nos sabemos Arthur parece atrair a desgraça, por onde ele passa parece sempre existir alienígenas tentando mata-lo ou explodir o planeta que ele vive, no entanto, no ultimo momento nossos amigos são salvos por Zaphod e sua nave coração de ouro, mas como nem tudo pode ser tão simples eles acabam por precisar da ajuda de Wowbagger, um imortal que dedica a vida a insultar cada um dos habitantes do universo. Esse livro vai envolver Vogons, explosões de planetas, dramas familiares e deuses do Aesir, como o Thor.
 
 
Se você nunca leu um dos livros, talvez essa sinopse tenha sido um pouco confusa, então é importante que você saiba que a premissa do primeiro livro é que a Terra foi destruída para a construção de uma via intergaláctica e que dois terráqueos (Arthur e Trilliam) acabaram sobrevivendo na companhia de dois alienígenas no mínimo excêntricos (Zaphod e Ford).
 
 
O que falar sobre o livro?
 
 
É bem complicado quando uma serie tão consagrada quanto O guia do mochileiro das galáxias é continuada por um autor diferente, especialmente nesse caso que a serie tem um tom muito original, irônico, o verdadeiro humor inglês e nesse caso eu acho que Eoin Colfer conseguir fazer jus ao original, o tom esta muito parecido, o mesmo estilo de piadas, apesar de às vezes, perder um pouco do refinamento.  E os personagens não perderam as características e personalidades, ainda podemos reconhecer cada um dos personagens originas na história criada pelo Eoin.
 
 
No entanto, o livro teve algumas coisas que desagradaram como as diversas entradas do Guia do Mochileiro das galáxias, os livros do Adams utilizam esse recurso trazendo definições e descrições do guia, mas o Eoin usou isso em excesso, muitas vezes, interrompendo a narrativa em momentos inadequados e muitas dessas entradas eram desnecessárias e até enfadonhas. O livro tem quase o dobro do tamanho médio dos livros da serie, mas com partes enfadonhas, provavelmente, se tirasse essas partes que não acrescentaram nada ao livro poderia se diminuir umas 80 páginas.
 
 
 
Uma parte bastante interessante do livro é o melhor desenvolvimento que ele faz da raça dos Vogons, inclusive, desenvolvendo um dilema existencial em um deles e criando assim diálogos incríveis entre o personagem e seu pai um exemplo de Vogon perfeito, ou seja, a pior raça que já surgiu no universo.
 
 
Portanto, eu achei uma leitura interessante e divertida e uma homenagem válida a esse grande autor, no entanto, não é um livro necessário para quem deseja ler a serie, mas se você já é fã vai se divertir  com as aventuras desse grupo tão estranho quanto improvavelmente amado.
 
 
Livro: E tem outra coisa...
Autor: Eoin Colfer
Editora: Arqueiro
368 páginas
 
 
E vocês já leram esse livro?
 
 
O que acham de series continuadas por outros autores ?
Por hoje é isso,
Dani Moraes
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário