Post Icon

Caro Michele

Natalia Ginzburg
 
"Penso agora que esse era um dia feliz. Mas, infelizmente, é raro reconhecer os momentos felizes enquanto estamos passando por eles."
 

Olá Pessoal, tudo bem?

Hoje eu gostaria de conversar um pouco sobre esse livro da Natalia Ginzburg que foi a minha primeira experiência com a autora.

A história do livro é escrita toda através de cartas, tem uns dois, no máximo três capítulos que não são cartas e na maioria das vezes, o destinatário é o Michele e mesmo quando ele não é o destinatário é o assunto da carta. Da própria voz de Michele pouco ouvimos, apenas uma carta curta.

Mas apesar de trazer o Michele como um pretexto, as cartas são muito mais reflexões para cada personagem falar sobre si mesmo, do que, do próprio Michele, portanto, apesar do nome do livro, Michele talvez seja o mais ausente dos personagens aquele que menos conhecemos em toda a trama.

A mãe do Michele, Adriana, é um caso a parte aquela personagem presa no passado, aquela pessoa que escolheu ser triste e deprimida.

"Deus meu, por que é que sempre nascem todas essas crianças quando as pessoas estão fartas e não as suportam mais? Já nasceram crianças demais." (amargurada, imagina....)

Outra personagem que é o que costumamos chamar de peça rara é Mara, a antiga amante de Michele, ela é aquele tipo de pessoa que não luta por nada, não se esforça e mesmo assim pensa que o mundo tem uma divida com ela e que todos são tão injustos.

"Em certos momentos, sinto-me furiosa. Digo: "Eu sou tão simpática, tão bonita, tão jovem, tão boa, e tenho um filho tão lindo. Estou dando a esse aí a grande honra de ficar na casa dele, e gastar o dinheiro que não lhe serve para nada. Mas enfim o que quer esse arrombado?"

As melhores reflexões ficam por conta da irmã de Michele Angélica que todos os personagens desse livro é a mais sensata. Aliás, o capitulo 37, uma carta de Angelica à Mara tem umas das mais belas reflexões sobre a imobilidade e o silencio. Lindo!
 
"A gente se acostuma com tudo, quando não resta mais nada. - disse Angélica."

O livro não tem uma grande história é só um grupo de familiares e amigos tentando viver suas vidas da melhor maneira possível, sofrendo decepções, vivendo momentos de alegria momentânea, ou  seja, vivendo como a vida permite.

Não caí de amores pelo livro, mas é uma leitura que vale a pena, sobretudo, quando paramos para refletir na mensagem que o livro quer passar.
 
"Mando-lhe um abraço e votos de felicidade, admitindo que a felicidade exista, coisa que não deve ser de todo excluída, ainda que raramente vejamos traço dela no mundo que nos foi oferecido."

Outra citação bem otimista com relação a felicidade:

"Desejo-lhe todo o bem possível e espero que você seja feliz, admitindo que a felicidade exista. Eu não acredito que exista, mas os outros acreditam, e ninguém disse que os outros não tem razão."
 
A escrita da autora é muito fluida e a leitura transcorre de forma bastante tranquila. Livro interessante, não foi favorito, mas mesmo assim continua interessada em conhecer o restante da obra da autora.
 
Livro: Caro Michele
Autor: Natalia Ginzburg
Editora: CosacNaify 
185 páginas
 
 
Até a próxima,
 
Dani Moraes
 
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário