Post Icon

Valente

Vitor Cafaggi



Olá galera, tudo bem?

Hoje eu vim falar sobre essas belezinhas: Valente, desde que li Turma da Mônica - Laços (Graphic MSP), escrita por Vitor e Lu Cafaggi,  fiquei com bastante vontade de conhecer Valente e não me arrependi.

Valente conta a história de um adolescente nerd que vive fugindo da aula de educação física, joga RPG com os amigos e vive amores platônicos que são extensamente discutidos com a sua amiga Bu, porém, Valente é um cachorro, a Bu uma macaquinha e seus amigos: elefantes, macacos, ratos e tartarugas.

Volume 1 - Valente para sempre: Conhecemos Valente que esta apenas vivendo um dia comum até que vê uma garota ou melhor a gatinha que vai mudar a sua vida para sempre. Logo ele se apaixona pela linda Dama e daí ele entra naquela nóia adolescente apaixonado, tudo é sinal que ela o amo ou não, vai saber...


O Valente me lembra algumas das minhas amigas na adolescência, elas mal conheciam o carinha e já achavam que era amor para toda a vida.... e aguenta todo o drama!!
No caso, Valente retrata tudo isso com um bom humor e sutileza incríveis.


Volume 2 - Valente para todas: O nerd que sempre viveu amores platônicos se vê agora com duas garotas apaixonadas por ele: a linda gatinha Dama e a super charmosa ursinha Princesa. Meu Deus e agora o que ele vai fazer???


Uma opção é conversar com a sua melhor amiga Bu já que ela tem sempre o conselho sensato a dar, mesmo que nem sempre ele a ouça. Tem uma referencias aos anos noventa aqui muito legais, tipo a irmãzinha do Valente (que aliás é uma fofurinha) diz que tem três namorados: Um menino da escola (que ela nem gosta tanto assim), o Taylor dos Hanson e o Shiryu (Cavaleiro dos zodíacos).




    Taylor na época dos Hanson
Shiryu - o cavaleiro de libra

Volume 3 - Valente por opção: E Valente esta sozinho de novo, pobre garoto (ou cãozinho...) tinha tanta opção e agora não restou nada...sofrendo por amor novamente, no entanto, agora ele tem todo o mundo universitário para desbravar e conhecer. Quem sabe não tem alguma garota interessante??
O amigo ratinho dele é insano e nesse livro temos certeza....rsrs.... ele fica completamente revoltado porque os outros amigos estão tentando ter uma vida social, sair e namorar, afinal e o RPG ? Ninguém tem compromisso com mais nada ???



Volume 4 - Valente para o que der e vier: Valente esta em uma nova fase, ele é um homem capaz, um cara que esta na faculdade e que se exercita, mas será que é assim mesmo?? Sua ex esta voltando e agora?? Será que tem um novo amor surgindo??? E todas as chances que ele perde de encontrar a sua verdadeira alma gêmea.


É nesse livro que Valente passa  por sua iluminação, pois sua amiga Bu conta para ele: Os três conselhos amorosos definitivos para conquistar o amor eterno da pessoa amada...rsrs... portanto, se você ainda não conquistou seu amor eterno você não pode perder toda essa sabedoria....


Tem mais referencia aos anos 90 com o seriado Dawnson Creek (me senti representada...rsrs...).

Eu falei de uma maneira bastante genérica sobre a sinopse dos livros porque eu não quero dar spoilers do livro anterior, porque é uma leitura tão gostosa que todos devem faze-la.

O traço do Vitor é muito delicado e combina muito com o tom de bom humor da HQ, vemos todos os dramas adolescentes muito bem retratados com seus amores eternos de uma semana, mas que no entanto, são tão suficientemente profundos e muito sérios para quem esta vivendo aquilo no momento.

Recomendo também que vocês visitem o blog do Vitor, inclusive, tem uma historinha inédita e colorida do Valente por lá.

Por hoje é isso,
Se você já leu ou tem curiosidade deixe aí o seu comentário.

E se você gostou do conteúdo do blog não esqueça de seguir e curtir a página do facebook para receber as atualizações em primeira mão.

Até mais,

Dani Moraes



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

brigada paralela disse...

Olá Dani tudo bom?
Nossa, morro de vontades de ler Valente, mas nunca consigo comprar os volumes todos juntos e sempre vou adiando. O que me chamou a atenção à primeira vista foi sem dúvida a forma horizontal do quadrinho, quando o usual é o velho modelo vertical rsrs. O traço e a sensibilidade das histórias do Vitor é sensacional o que faz com que ele seja um dos melhores quadrinistas nacionais da atualidade na minha opinião. Parabéns pelo post, serviu como um puxão de orelha no moço aqui para comprar logo esses quadrinhos ^^
Abraços!!!

Julieta disse...

Ai meu Deus! Fiquei com muita vontade de ler! Quero todos!

90's <3

Beijos,
www.julietices.com

Unknown disse...

Tiago,
Eu tb acho muito interessante o formato.. acho que é para manter essa pegada de tirinha (é só achismo mesmo não pesquisei nada a respeito) também adoro o traço do Vitor e estou ficando com cada vez mais vontade de conhecer melhor esse mundo dos quadrinhos, porque vem sendo uma experiência maravilhosa.
Bjus,

Dani Moraes

Unknown disse...

Julieta,
Eu super recomendo o quadrinho e as referencias fizeram com que eu me sentisse muito representada na história ..rsrs...
Bjus,

Dani Moraes

Postar um comentário