Post Icon

Praticamente Inofensiva - Dia da Toalha #5

Douglas Adams

"Tudo o que acontece, acontece.

Tudo o que, ao acontecer,
faz com que outra coisa aconteça,
faz com que outra coisa aconteça.

Tudo o que, ao anoitecer, faz com que ela mesma
aconteça de novo, acontece de novo.

Isso, contudo, não acontece necessariamente
em ordem cronológica."

Olá pessoal tudo bem?

Continuando a programação de comemoração do Dia da Toalha li o Praticamente Inofensiva que é a minha primeira leitura (os outros quatro livros foram releituras) e aqui começam as polemicas, pois alguns o consideram o quinto livro da serie e outros o consideram um livro independente, pois passaram muitos anos entre a publicação da serie original (Anos 70) e esse livro (1992) e na história se passaram 13 anos. Na minha opinião, o livro faz parte da serie porque traz elementos e continua a história dos outros livros, portanto, eu não vejo o porquê de não considera-lo parte da serie.

"Um dos problemas tem a ver com a velocidade da luz e com as dificuldades encontradas em tentar ultrapassa-la. Não dá. Nada viaja mais rápido do que a velocidade da luz, com exceção talvez das más notícias, que obedecem a leis próprias e especiais."

A história começa com nossos personagens espalhados pela galáxia: Arthur Dent esta tentando encontrar o seu lugar no mundo depois de um estranho acidente que o separou de Fennella e busca um lugar onde só possa ter uma vida sossegada e contribuir para a sociedade de alguma forma. Trilliam se tornou uma destacada reporte intergaláctica, especialista  em viagens no tempo ou não, talvez ela tenha ficado presa na Terra e nunca viajado pelo Universo. Ford esta preocupado, pois o Guia do Mochileiro das Galáxias já não é o mesmo e "há algo muito estranho no reino da Dinamarca".

O título já é uma brincadeira com o verbete referente a Terra encontrada no Guia do Mochileiro das Galáxias e nesse livro o grande tema cientifico é o multiverso, ou seja, a existência de universos paralelos onde as escolhas e decisões podem produzir resultados muito diferentes nas suas vidas paralelas por assim dizer. E assim, vamos conhecer duas versões da Trilliam, uma que já conhecemos que foi para a Galáxia e outra que ficou presa na Terra.

Além disso, o livro volta a trazer uma critica as condições de trabalho e principalmente a mídia e seu desejo insaciável por noticias e o sensacionalismo em torno delas:

"Ela era uma âncora em rápida ascensão. Tinha tudo o que precisava ter: um cabelo sensacional, uma compreensão profunda de uso estratégico de brilhos labiais, inteligência suficiente para entender o mundo e uma pequena e secreta apatia interior que fazia com que ela se lixasse. Todo mundo tem uma grande oportunidade na vida. Se você por acaso perde a única que realmente interessa, todo o resto se torna assustadoramente fácil.

E novamente temos criticas aos grande pensadores (representados pelos oraculos que Arthur busca) e também as grandes profetas (representados pelo Thrashbarg) com as grandes tiradas bem típicas do autor;

"Você não pode ver o que eu vejo porque vê o que você vê. Não pode saber o que sei porque sabe o que você sabe. O que vejo e o que sei não podem ser acrescentados ao que você vê e ao que você sabe porque são coisas diferentes. Também não pode substituir o que você sabe porque isso seria substituir a si mesmo."

"Tudo o que você vê, ouve ou vivencia de qualquer jeito que seja é especifico para você. Você cria um universo ao percebê-lo, então tudo no universo que percebe é especifico para você."

Gostei muito desse livro e acho que esta no nível do primeiro e do segundo livro e por isso também levou 5 estrelas.

Não esqueçam de conferir também a resenha dos outros livros da serie e agora pretendo ler o livro que foi escrito pelo Eoin Colfer sobre o mesmo universo, no entanto, provavelmente não vou terminar antes do dia da Toalha porque o livro é mais grossinho que os do Douglas Adams, mas assim que eu terminar faço a resenha independente do Dia da Toalha.

Livro: Praticamente inofensiva
Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante
Ano: 2006
206 páginas

Só relembrando que temos o Sorteio de Aniversário do blog rolando por aqui.

E se você gostou do conteúdo do blog não esqueçam de nos seguir e curtir a página do blog no facebook para receber as noticias em primeira mão.

Até mais,

Dani Moraes




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Julieta disse...

"Tudo o que você vê, ouve ou vivencia de qualquer jeito que seja é especifico para você. Você cria um universo ao percebê-lo, então tudo no universo que percebe é especifico para você." - Douglas Adams, Praticamente Inofensiva

Foi pro meu stattus do FB! hauhaua

Tô amando seus posts do do Dia da Toalha, um melhor que o outro! <3

Beijos,
www.julietices.com

Unknown disse...

Julieta,
Que bom que você esta gostando!!!!
Espero que você se anime a ler os livros.

Bjus,

Dani Moraes

Postar um comentário