Post Icon

A vida, o universo e tudo mais e Até mais, e obrigada pelos peixes - Dia da toalha #3


Olá Pessoal,
Tudo bem?

Continuando nosso especial Dia da Toalha eu li o terceiro e quarto livros da "triologia de quatro livros" original e vamos conversar sobre eles hoje. Os livros dessa serie são como series de TV com episódios independentes como: CSI, House e etc tem uma história geral de fundo, mas traz um enredo com inicio, meio e fim em cada um dos livros, por isso, vou tentar falar dos livros sem dar spoilers dos anteriores para quem não leu ainda.



A vida, o universo e tudo mais: Esse livro vai trazer o conceito de viagem no tempo e trabalha o tempo todo com isso, portanto, começa quando Arthur e Ford não estão apenas perdidos no espaço como também no tempo e passam 5 anos presos na Terra pré histórica, mas eles acabaram encontrando um Zéfiro no contínuo espaço-temporal e vão parar no meio de uma partida de críquete alguns dias antes a implosão da Terra e encontram Slartibartfast (um dos projetistas da Terra que encontram no primeiro livro) que esta tentado evitar que uma catástrofe se abata sobre a Galáxia.
 
"Desde que esta Galáxia surgiu, vastas civilizações cresceram e desapareceram, cresceram e desapareceram, cresceram e desapareceram tantas vezes que é muito tentador pensar que a vida na Galáxia deve ser (a) similar a um enjôo marítimo, espacial, temporal, histórico ou similar e (b) imbecil."

Acho que nesse livro o nonsense atingiu níveis nunca imagináveis, porque, afinal quando começasse a trabalhar com o conceito de viagem no tempo torna-se difícil controlar as coisas como um todo. Aqui encontramos outra forma revolucionária de viajar a Bistromática:

"A Bistromática em si é apenas uma nova e revolucionária forma de entender o comportamento dos números. Assim como Einstein observou que o tempo não era absoluto, mas algo que dependia do movimento de um observador no espaço, e que o espaço não era absoluto, mas dependia do movimento do observador no tempo, hoje sabemos que os números não são absolutos, mas dependem do movimento do observador nos restaurantes."
 
"No talonário de um garçom... realidade e irrealidade colidem em um nível tão fundamental que as duas formas se fundem e qualquer coisa se torna possível, dentro de certos parâmetros."
 
E então eles se veem em meio a uma guerra com potencial de destruir todo o universo e que de uma maneira bizarra envolve: a perna do Marvin, um premio de uso mais desnessario da palavra Foda-se em um roteiro, parte do motor da nave coração de ouro, o cetro de um juiz e uma trave de Críquete.
 
O livro todo é uma critica as guerras sem sentido e ao ódio que um ser pode nutrir pelo outro sem motivo algum, somente por ele existir ou crer em algo diferente dele mesmo. Tudo isso, no humor refinado de Douglas Adams.
 
Livro: A vida, o universo e tudo mais
Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante
Ano:2005
221 páginas


Até mais, e obrigada pelos peixes!: Lá no primeiro livro é relatado que pouco antes da Terra ser implodida uma garota descobriu o que tinha dado errado com a humanidade até então e com isso tudo daria certo a partir de então, no entanto, não teve tempo de falar com ninguém. Esse livro é sobre essa garota.

Nessa história Arthur Dent retorna a Terra, ele não sabe porque nem como, mas aparentemente a Terra esta no mesmo lugar e apesar dele ter ficado 8 anos fora, em nosso planetinha azul sós se passou 6 meses e tudo parece igual, exceto pelos golfinhos que desapareceram.

"Eles adoravam cada pedacinho de tudo, mas essa história de adorar coisas até o último pedacinho muitas vezes era justamente o problema: quando a pessoa ama, muitas vezes a pessoa machuca a pessoa que a pessoa ama, especialmente se a pessoa for um Dragão de Fogo Fuolornis com bafo de lança-chamas e dentes como uma cerca de parque."

O nonsense e a ironia continua afiada, no entanto, nesse livro também temos romance e mistério.

"Ainda não sei ao certo. Mas sejamos francos: quando encontramos alguma coisa que não compreendemos, gostamos de chama-la usando um nome que vocês também não possam compreender e, de preferencia, sequer consigam pronunciar. Digo, se deixássemos vocês saírem por aí chamando o sujeito de Deus da Chuva, ia parecer que vocês sabem de alguma coisa que nós não sabemos, o que seria totalmente inadmissível."
(Cientista falando de um fenômeno que ainda não é capaz de explicar)
 
A história continua muito boa, mas acho que os dois primeiros livros são melhores e achei que a explicação do que aconteceu com a Terra não fica tão clara. Mas essa é graça da serie: trazer muitas perguntas e poucas respostas.
 
Tem um capitulo onde o Douglas Adams dá uma de Machado e começa a conversar com o leitor, nos outros livros também tem capítulos assim, mas antes era conversas sobre o a vida, o universo e tudo mais, no entanto, nesse capitulo especifico ele conversa com o leitor sobre o próprio livro e eu particularmente adoro esse tipo de intertextualidade.
 
E claro o livro vale para você conhecer a ultima mensagem do criador para a sua criação.

Livro: Até mais, e obrigado pelos peixes!
Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante
Ano:2005
203 páginas
 
Bom pessoal por hoje é isso.
 
Não se esqueçam que esta rolando sorteio no blog para comemorar o aniversário.
 
E se você gostou do conteúdo do blog não se esqueça de nos seguir e curtir a página do facebook para receber tudo em primeira mão.
 
Até mais,
 
Dani Moraes
 

 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Julieta disse...

Okay, desisto. Acho que vou indicar seus posts lá no blog no Dia da Toalha, pq não acho que vou dar conta disso tudo! rs

Julieta
www.julitices.com

Unknown disse...

Julieta,
Só não desista de ler os livros porque eles são incríveis...Termine depois do dia 25, não tem problema.
E se você quiser indicar os meus posts, na verdade, eu vou ficar muito feliz e honrada.

Bjus,

Dani Moraes

Postar um comentário