Post Icon

Violent Cases

Neil Gaiman & Dave Mackean

Oi Pessoal, tudo bem ?

A resenha de hoje é sobre uma essa graphic novel incrível. Não sou conhecedora de graphic novel, na verdade, fora os gibis da Turma da Mônica e Mickey da infância eu só li algumas revistas do Projeto Graphic MSP (http://www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2015/01/astronauta-magnetar-e-singularidade.html e http://www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2015/02/graphic-msp-turma-da-monica-lacos-e.html), Scott Pilgrin e uma biografia de Vicent van Gogh em quadrinhos. Por isso, não posso me considerar uma especialista. E esse é o primeiro trabalho em HQ do Neil Gaiman que leio e esse é o primeiro trabalho dessa dupla.

A história é contada pelo personagem principal já adulto, e a mesma se passa quando ele tinha 4 anos e meio e precisou ir a um osteopata (medico especialista em ossos), mas não era qualquer osteopata, era o osteopata do Al Capone, o gangster mais famoso de todos os tempos.

O interessante é que a história é contada a partir das memorias de um garoto de 4 anos e meio, então a toda hora é feito essa brincadeira entre o que realidade e o que é imaginação e isso é incrível, porque toda vez que tento me lembrar de uma história de quando era muito pequena me pego pensando será que realmente é lembrança? Será que foi alguém que me contou ? Será imaginação?


A forma como a história do garoto e do Al Capone vão se conectando também é uma parte importante desse livro.

O traço é maravilhoso, adulto e essa predominância de tons de sépia tem tudo a ver com a história, que é inexata, nunca saberemos se a história aconteceu realmente dessa forma ou é imaginação de uma criança. Nos passa essa sensação de passado, incorporando fotos antigas a história.


Estou adorando conhecer esse novo meio de contar histórias, eu que sempre fui tão ligada a palavra consigo perceber que muitas vezes a palavra pode ser secundária frente a parte gráfica.


A minha edição traz algumas introduções muito interessantes para nos situar no momento em que essa graphic foi editada pela primeira vez em 1987, era uma época em que as graphic novel começavam a despontar para o mundo adulto e mostrando que pode tratar de temas que não somente heróis e coisas de crianças, que pode tratar de temas delicados como violência contra criança, memórias e até gangster.


Tem uma nota do tradutor explicando o porquê do titulo não ter sido traduzido e isso se deve por ele ter diferentes interpretações e na minha opinião foi uma decisão muito acertada. Alias, essa edição vale muito a pena, pois esta muito caprichada como esse trabalho merece.

Para ser sincera o que mais gostei foi a parte gráfica, a história em si, nem é tão incrível, mas sim a forma com que foi contada, espero poder cada vez mais eu possa me encantar com as diferentes formas de se contar histórias.

                                                                  (Neil Gaiman)

Título: Violent Cases
Texto: Neil Gaiman
Ilustrador: Dave Mckean
Editora: Aleph
2014

Bom gente por hoje é isso,
Se você gostou não se esqueça de se inscrever no blog e curtir a fanpage.
Bjus

Dani Moraes

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Lígia disse...

Adoro o Neil Gaiman, mas por enquanto a única graphic novel que li dele foi o primeiro volume de Sandman (que foi uma leve decepção). Pelas imagens que você mostrou Violent Cases parece ser muito bonita, fiquei com vontade de ler.

Unknown disse...

Nossa Ligia, serio que foi uma leve decepção com Sandman?
Morro de curiosidade, mas também acho muito caro e tenho medo de me decepcionar... aí, aí acho que precisa de uma revista emprestada para conhecer, antes de encarar...

Eu gostei de Violent, mas na verdade, gostei bem mais da parte graphic a história em si. Acho que vale a pena..

Unknown disse...

Oi Daniela!!

Adorei as fotos que você postou do livro, eu já tinha ouvido falar dele mas ainda não o tinha visto.

Eu também não sou conhecedora de Graphic Novel e essa parece muito interessante. Do Neil Gaiman só li "O Oceano no fim do caminho" e adorei. Ele também é narrado na visão de uma criança e passa essa impressão " será que é verdade ou é tudo imaginação infantil?"

Você já leu? Se ainda não indico muito ^^

Beijos!!!

Unknown disse...

Priscila,
Acho que essa mistura de realidade e fantasia é um tema recorrente na obra do autor. Ainda não li Oceano no fim do caminho, mas acho que o livro que mais quero ler do autor, vamos ver se consigo ler logo.

Bjus

Postar um comentário