Post Icon

J.R.R. Tolkien - O senhor da fantasia

Michael White
 
 
"Tolkien era, como mostram esses livros, um homem bom, de moral justa, confiável e muito inteligente, mas ele não estava na fila para a canonização."
 
 
Oi Gente, tudo bem?
 
Para quem convive comigo ou acompanha o blog, já deve ter percebido minha nova obsessão por Tolkien e não é que na minha TBR Jar saí a biografia do Tolkien, adorei !!!!
 
É difícil falar sobre biografias, porque a plot é a vida de alguém e seria estranho dizer há eu não gostei do enredo...rsrs, mas vamos lá:
 
O livro conta a história do Tolkien do nascimento ao falecimento, fornecendo alguns elementos sobre a vida pessoal dele, mas é muito mais focada no profissional, pois, até quando esta nos contando histórias da infância de Tolkien o livro já foi conectando como esse ou aquele evento influenciou na obra de Tolkien.
 
Tolkien nasceu na África do Sul em 1892, porém era filhos de ingleses e após a morte precoce do pai, ele passa a viver na Inglaterra com a mãe e o irmão, porém a mãe também morre muito cedo e eles passam a viver de casa em casa e teve como tutor um padre o que influencia enormemente na fé que Tolkien vai ter durante toda a sua vida. É importante, salientar que toda a família da mãe de Tolkien era protestante e o fato dela se tornar uma católica fervorosa desagradou a todos e criou uma ruptura da família e Tolkien sempre culpou seus familiares pela morte precoce da mãe.
 
Tolkien sempre foi um saudosista, ele desprezava e detestava todas as inovações tecnológicas do século XX, amava tudo que vinha do passado, sua paixão por línguas antigas (inglês antigo e finlandês,  principalmente) esta na raiz de toda a sua criação posterior. Uma das coisas que ele não se conformava era da Inglaterra não ter uma mitologia própria e foi isso que ele se encarregou de fazer com a criação da Terra-Média.
 
Para quem é fã é legal perceber que o Tolkien era um cara bem chato, perfeccionista, ciumento e que tinha uma visão um tanto quanto ultrapassada em relação as mulheres. É legal, avaliarmos essa relação de Tolkien com as mulheres, pois ele e sua esposa tiveram uma história bem bonita, o padre que era tutor de Tolkien proibiu que ele falasse com o seu amor durante 3 anos, porque ele acreditava que Tolkien deveria se dedicar aos estudos e ao final desses 3 anos distantes eles se reencontraram e perceberam que ainda estavam apaixonados e acabaram se casando. Mas, apesar desse inicio tão bonito, ele muitas vezes, durante a vida deixou Edith meio de lado e isolada para viver no seu mundo de homens e intelectualidade. Ele foi acusado por alguns críticos de senhor dos anéis de escrever para meninos e de não conseguir expressar nenhuma relação homem/mulher satisfatoriamente em seus livros. E sim, Tolkien não parece muito confortável a escrever sobre isso, mas eu me pergunto: Precisa? Os livros são uma aventura, cheio de ação e com simbolismos mais que suficientes, precisa de amorzinho água com açúcar ou de cenas picantes?
 
Outra coisa incrível, é a relação do Tolkien com os filhos. Ele era muito dedicado a eles não só trabalhando como um louco, porque o bixinho trabalhava para manter a filharada, além de ser professor em Oxford dando várias aulas, fazia trabalho extra corrigindo as provas que seriam equivalentes ao nosso vestibular para complementar a renda, mas além de sustenta-los ele criava histórias para distraí-los e sempre tentava estar presente, hoje em dia há vários desses livros que foram escritos e ilustrados por Tolkien para seus filhos como: Cartas ao papai noel, Mestre Gil de Ham, Roveradom e Mr. Bliss.
 
Tolkien também vivenciou de perto as duas grandes guerras e o livro trata de como isso influenciou a sua vida e obra.
 
E também fala da relação de amizade entre Tolkien e Lewis....não vou falar muito disso, vou deixar vocês lerem.
 
Resumindo eu achei o livro bastante interessante, no final traz uma lista de referencias de outros livros para quem quer ser aprofundar mais na história, se compara-lo com a outra biografia que li recentemente sobre a Marie Curie, acho o trabalho de pesquisa de Susan Quinn mais aprofundado, a ambientação e contextualização histórica também, mas mesmo assim, quem é fã de Tolkien deveria ler essa biografia.
 
Vamos falar um pouco da edição: que capricho !!! Capa dura, com uma foto do Tolkien muito clássica com o seu cachimbo na capa, com letras élficas pelo livro, além da seleção de fotos no final, gostei muito, muito e muito, Darkside sempre arrasando!!

 
Livro: J.R.R. Tolkien - O senhor da fantasia
Autor: Michael White
Editora: Darkside
Classificação: Biografia
Ano:2013
275 páginas
 
É isso,
Espero que vocês tenham gostado e se quiserem sigam a gente no blog e curtam nossa página no facebook.
 
Até mais,
 
Dani Moraes


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

sheppita disse...

Nem tem palavras suficientes pra dizer como eu amo TOlkien e a sua obra. Eu tenho esse livro, e é incrível, né?

Beijo

Unknown disse...

Roberta,
Eu me transformei na louca do Tolkien.. precisei até me colocar uma regrinha que não vou ler Silmarillion enquanto não terminar uns livros em andamento.. senão esse ano seria só Tolkien, mas o cara é show mesmo...
Bjus

Postar um comentário