Post Icon

Planos literarios para o ano novo!


Oi Galera, tudo bem?
Hoje o post é um pouco diferente e tive a ideia para fazê-lo depois de assistir a um vídeo da Tati Feltrin e para falar a verdade fiquei bastante aliviada de saber que eu não sou a única que abandono alguns livros sem motivo aparente algum e depois de algum tempo retorno para eles e acabo adorando, um exemplo disso é O Hobbit. Afinal, se até a Tati que é uma pessoa que admiro muito faz isso fico mais aliviada.

E esse ano isso aconteceu com mais frequência do que nunca, acredito que muito disso vem em função da ansiedade que sinto de ler muitas coisas e do meu habito de ler muitos livros ao mesmo tempo. Para o próximo ano quero organizar melhor alguns aspectos da minha vida incluindo minhas leituras. Mas vamos falar sobre os livros e depois eu falo sobre minhas resoluções.
Separei em 3 pilhas: Leituras em andamento, leituras em hiato (dando um tempo para retomar) e livros abandonados.
Leituras em andamento:

Marie Curie uma vida – Susan Quinn (Scipione Cultural): é uma biografia sobre a incrível cientista Marie Curie e é bem grande, em tamanho mesmo, é um pouco maior que um livro comum e tem 526 páginas e eu estou na página 390. Meu objetivo é terminar esse ano ainda.
Os miseráveis – Victor Hugo (CosacNaify): Esse livro eu comprei a muito pouco tempo em uma promoção da Amazon com mais de 50% de desconto, então não resisti e assim que ele chegou eu comecei a ler, mas vai ser um projeto de extremo longo prazo porque ele tem nada mais e nada menos que 1972 páginas e eu estou na página 62, ou seja, conversamos em 2015.

O senhor dos anéis – A sociedade do anel – J.R.R. Tolkien (Martins Fontes):  Esse faz parte da minha vergonha de só ter começado a ler Tolkien esse ano e para falar a verdade a leitura está muito lenta, mas não porque não estou gostando, mas porque estou lendo muitas outras coisas e não peguei assim direto. Tem 434 páginas e estou na 246 e gostaria muito de finalizar esse ano também.

Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis (Editorial Sol90): Esse livro faz parte do meu projeto Machado e é meu livro preferido do autor, mas na verdade não sei porque estou enrolando tanto na leitura, mas enfim terminarei esse ano. Tem 224 páginas e estou na 168.
Tempo de esperas – O itinerário de um florescer humano – Pe. Fabio de Melo (Planeta): É um livro epistolar, a leitura é rápida, tem umas reflexões interessantes, porém são cartas trocadas entre dois personagens e um deles é muito chato e assim sendo, não consigo ler por muito de uma única vez. Tem 165 páginas e eu estou na página 87.
             Orar 15 dias com Francisco de Assis – Thaddée Matura (Editora Santuário): É um livro mais de oração como o próprio nome diz e ideia é que não seja lido de uma vez, mas uma parte por dia.  Tem 142 páginas e estou na página 69.

             Antologia da literatura fantástica – Organizada por: Adolfo Bioy Casares, Jorge Luis Borges e Silvina Ocampo (CosacNaify): Eu comprei junto com “Os miserais” e também comecei a ler, mas estou lendo bem devagar, um conto por vez. Ele tem 444 páginas e estou na 58.

             Harry Potter and the Philosopher’s Stone – J.K. Rowling (Bloomsbury): Comecei a reler a saga Harry Potter em inglês, mas é um projeto super a longo prazo, porque ainda sinto um pouco de dificuldade de ler em inglês. Pretendia começar somente no próximo ano, mas senti muita necessidade de ir para um lugar seguro e por isso resolvi ir para Hogwarts mais cedo.  Tem 223 páginas e estou na 107.
Ufaa.. quanto livro...





Livros em Hiato, ou seja, dei um tempo neles:
           Árvore e folha – J.R.R. Tolkien (wmf Martins fontes): Peguei ele em um dia em uma viagem de trem, mas como não consegui finalizar acabei não pegando novamente, mas ele é bem curtinho e pretendo lê-lo de uma única vez. Tem 106 páginas e li até página 20, mas vou voltar ao início.

          João da Cruz – Mestre do discernimento espiritual – Fr. Sandro Grimani e Fr. Patrício Sciadini (Edições Carmelitas): É bem curtinho também (78 páginas), mas eu li apenas a introdução.

          A paixão no banco dos réus - Luiza Nagib Eluf (Editora Saraiva): É extremamente interessante conta casos de crimes passionais famosos. Tem 201 páginas e estou na 81.

         Morte Súbita – J.K. Rowling (Editora Nova Fronteira):  Estou gostando bastante, mas acabei deixando um pouquinho de lado em razão dos muitos livros que estou lendo. Tem 501 páginas e estou na 83.



Livros abandonados (já tinham voltado para estante):


        Excalibur – Bernard Cornwell (Record): É o terceiro livro da série “As crônicas de Arthur” e na verdade parei a leitura porque estava com pena de acabar essa serie, porém agora eu comprei a série “A busca do Graal” e sinto que posso retomar o livro e finalizar a série. Tem 529 páginas e parei na 26.

       O chamado do Cuco – Robert Galbraith (Rocco): Comecei a ler e estava gostando, mas por algum motivo fiquei muito tempo sem ler e resolvi volta-lo para a estante.  Tem 447 páginas e li até 149.

      As aventuras de PI – Yann Martel (Editora Nova Fronteira): Comecei a leitura em uma viagem para Guaíra, mas quando voltei está lendo outras coisas e não continuei. Tem 371 páginas e li até a página 40, quando retomar a leitura com certeza vou voltar para o começo.
      Quem é você, Alasca ? -  John Green (wmfmartins fontes): Também peguei em uma viagem e depois não continuei, apesar de estar interessante, ou seja, não sei o porquê. Tem 229 páginas e li até a 46.

        A Letra escarlate – Nathaniel Hawthorne (Martin Claret): O começo da história não estava conseguindo me pegar, por isso, dei uma desanimada. Tem 240 páginas e li até 65. Pretendo retomar a leitura.

São muitos livros não finalizados e isso chamou muito a minha atenção. E estou considerando apenas os livros desse ano, por isso, eu tomei algumas resoluções literárias para 2015:


Finalizar todos os livros iniciados em 2014: Como eu vou fazer isso? Com algumas regrinhas:



1 – Fiz um TBR Jar que nada mais nada menos é que eu coloquei todos os meus livros em papeizinhos e colocar em um potinho, e então eu vou retirando os papeizinhos para selecionar qual o livro que será lido. Para o ano que vem pretendo utiliza-la e só vou poder iniciar a leitura de um livro se ele for selecionado pela TBR Jar. Exceções: livros para projetos literários específicos (ex.: Machado de Assis), series em andamento (ex.: Senhor dos Aneis) e livros emprestados.


2 – Pretendo não comprar mais livros, pelo menos até ler a metade dos livros da minha TBR Jar, mas isso, não é tão rígido posso por exemplo comprar um livro que for a continuação de uma série, fizer parte de um projeto literário especifico ou se for um livro que quero muito e estiver vergonhosamente barato.

3 – Os livros iniciados em 2014 estão liberados para leitura e só quando estiverem todos finalizados e que terei mais liberdade para escolher os livros para ler.

E vocês também tem esse tipo de problema? Já fizeram alguma resolução para resolver essa situação? O que vocês acharam das minhas?

Até a próxima,

Dani Moraes

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Milena Nones disse...

Já li Tempo de esperas e adorei! De todos os livros do Pe. Fábio, posso dizer que este é o meu favorito! Tomara que você goste também!

Beijos
albumdeleitura.blogspot.com.br

Descafeinadas disse...

Heey !

Conheço bem pouco desses livros citados, tenho alguns que também quero ler ou terminar em 2015. Bem, sorte para nós duas *U*

Bjoos Miih ♥

http://bookscoffeeandcupcakes.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Milena,
Espero também gostar do livro, mas por enquanto o Alfredo esta me irritando, ele se acha de mais e isso faz com que a leitura fique muito arrastada apesar de eu gostar das colocações do Abner. Espero logo terminar o livro e ter uma opinião mais concreta sobre ele...

Bjus

Unknown disse...

Miih,

Boa sorte para nós e nossa pilha de livros...
Bjus

Postar um comentário