Post Icon

O pequeno príncipe

Antoine de Saint-Exupéry



“Quando a gente anda sempre em frente, não pode ir muito longe...”

                Se você é uma daquelas pessoas que tem preconceito contra o pequeno príncipe, por que:

1 – Acha que livro de miss (oi ? da onde tiraram isso ?)
2 – Porque você acha que é livro de criança

Não pare de ler essa resenha, quem sabe eu não convenço você a encarar as míseras 98 páginas ilustradas desse livro, ou seja, vamos tentar minha gente.

Esse livro é um livro infantil, só que não ? Por que eu estou falando isso ? Porque sempre que eu leio esse livro consigo encontrar alguma coisa, uma mensagem nova e um novo significado para alguma parte.

A história é a seguinte: um  aviador caí no deserto e esta tentando consertar o avião quando um garoto surgiu do nada e pediu para ele desenhar um carneiro e assim começa a história do aviador com esse garoto que veio de outro planeta o Pequeno Príncipe.

O Pequeno Príncipe mora em planetinha muito pequeno com a sua rosa e três vulções. Um dia ele fica injuriado com rosa e resolvi ir embora, passa por diversos lugares e chega a Terra. E sim, alguns os maiores ensinamentos do livro vem da boca de uma raposa.

É preciso que nos habituemos a arrancar regularmente os baobás logo que se diferenciem das roseiras, com as quais muito se parecem quando pequenos. É um trabalho sem graça, mas de fácil execução. (...) Às vezes não há inconveniente em protelar um trabalho. Mas quando trata de baobás, é sempre uma catástrofe.”

Quantos baobás não deixamos crescer em nossas vidas e em nossos corações.

“Não soube compreender coisa alguma! Deveria tê-la julgado por seus atos, não pelas palavras. Ela exalava perfume e me alegrava... Não podia jamais tê-la abandonado. Deveria ter percebido sua ternura por trás daquelas tolas mentiras. As flores são tão contraditórias! Mas eu era jovem demais para saber amá-la.”

Quem não se identifica com isso..

Isso é só uma amostrinha para exemplificar que o livro tem muito mais do que os já famosíssimos: “o essencial é invisível aos olhos” e “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Sem falar que o livro é ricamente ilustrado pelo próprio autor. O livro todo é de uma delicadeza singular e merece ser lido em todas as idades.

Eu já li esse livrinho umas 10 vezes e toda vez eu fico mais e mais apaixonada... Fui muito piegas nessa resenha, mas não tinha como não ser...

Até a próxima,



Título: O pequeno príncipe
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Gênero: Infantil
Ano: 2004
Editora: Agir
Páginas: 95

          Daniela Moraes

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário