Post Icon

Projeto Machado

         


            O projeto é simples: ler todas as novelas de Machado de Assis em ordem cronológica, porque eu resolvi fazer isso ? Ontem mesmo eu estava explicando para minha amiga, eu tive uma professora louca que fez os alunos da 6° serie ler Dom Casmurro, criança de 11 e 12 anos que no máximo tinham lido era a serie os caras e a coleção vagalume, e ela obriga eles a lerem a obra máxima de Machado, depois se perguntam por que as crianças odeiam ler. É obvio que eu odiei e peguei trauma de Machado, porque eu precisava reler as passagens para tentar entender. 

             Depois disso, eu só tive coragem de voltar a ler Machado durante o colegial, porque eu descobri que um defunto era o narrador do livro e achei incrível e li Memórias Póstumas e na seqüência Quincas Borba e simplesmente achei a melhor coisa escrita. Por isso, faz anos que eu digo preciso reler Dom Casmurro, mas daí eu pensei Machado é incrível eu não quero ler só Dom Casmurro quero ler todas as novelas, inclusive da primeira fase que eu não conheço e por que não fazer cronologicamente para sentir a passagem de fase. Daí nasceu o projeto, para situá-los vou colocar aqui os livros que serão lidos (os exemplares que tenho em casa):

- Ressurreição (1872) – Editora Martin Claret (2008)
- A mão e a luva (1874) – Editora L&PM Pocket (2013)
- Helena (1876) - Editora Ática (1974)
- Iaiá Garcia (1881) – Editora Ática (1974)
- Memórias póstumas de Brás Cubas (1881) – EditorialSol90 (2004)
- Casa velha (1886) – Martin Claret (2013) (Também tem o conto O Alienista)
- Quincas Borba (1891) – Editora Ática (1975)
- Dom Casmurro (1900) - EditorialSol90 (2004)
- Esaú e Jacó (1904) - Editora L&PM Pocket (2012)
- Memorial de Aires (1908) - Ainda não tenho - Fica a dica

                Eu quero explicar duas coisas para vocês:

1 - Quando eu formulei esse projeto eu tinha acabado de comprar alguns livros do Machado só porque eu queria ler machado e não havia me preocupado se faltava algum, por isso eu falhei e não consegui fazer cronologicamente certinho no inicio, porque eu não tinha logo o primeiro Ressureição, por isso eu li:
- A mão e a luva e Helena antes.

2 – Eu não tenho prazo para esse projeto e nem parei todas minhas leituras para me dedicar só ao Machado, por isso eu li esse dois livros muito antes de ter o blog e não tem resenha porque eu não gosto de fazer a resenha muito tempo depois. Para vocês terem uma idéia eu li A mão e a Luva novembro de 2013 e Helena em dezembro, depois eu dei uma paradinha. No entanto, acabei de decidir que vou tentar ler pelo menos 1 livro por mês para o projeto não se arrastar eternamente e vou publicando os comentários aqui.

                Outra coisa é que eu não comprei os livros de Machado de Assis especialmente para esse projeto, são livros que eu comprei aos poucos ou herdei. Eu coloquei na lista quais são a edições que eu tenho e vocês verão que eu tenho 3 relíquias: Helena, Iaiá Garcia e Quincas Borba são os livros que meu pai e meus tios leram quando estavam na escola. Um dia eu estava na casa da minha avó e achamos esses livros e ela disse leva para você, porque ninguém mais vai se interessar por eles e eu mais que depressa levei para mim. Helena realmente esta em estado lastimável, mas não vou me desfazer dele. Quincas e Iaiá Garcia pelo menos preservam a capa.

                Outra coisa legal é que hoje (eu já li 3 livros) eu descobri que a Patricia Pirota também esta fazendo a mesma coisa, eu sigo a Tati Feltrin (Esse é o link do blog dela que eu recomendo fortemente) e ela sempre recomenda a Pati eu hoje eu resolvi espiar e encontrei o projeto dela igualzinho ao meu, vou deixar o link para os dois vídeos resenha dela para os livros Helena e a Mão e a luva  e sempre que eu resenhar um dos livros, se ela tiver feito a resenha eu coloco aqui também.

                Quem achou legal e quer também participar do projeto vamos trocar idéias, deixar um recadinho aí .

Até mais,
Dani Moraes




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário